Rememorando estradas

- Making of -

Paisagens Urbanas

 

Recife, 23 de julho de 2019

“Fechando os olhos por uns instantes, e dando asas à imaginação, procuro ver como se deu o nascimento de uma cidade como o Recife, e como ao longo do tempo foi se processando seu crescimento” (Dr. Rostand Paraíso, saudoso Acadêmico da APL – Academia Pernambucana de Letras).

         O olhar atento sobre os personagens que transitam pela cidade desperta a curiosidade sobre origem e destino daquelas almas ora apressadas ora estáticas, para as quais se direcionam as lentes dos fotógrafos irrequietos e vorazes por descobertas.

         À sua volta há mil mistérios a serem desvendados: vestimentas, alimentos, transportes, razões da urgente caminhada ou suas idas e vindas indecisas nas ruas e avenidas, envolta às fachadas dos edifícios e outras tantas moradas, tudo a tentar confundir a escolha da imagem perfeita. Vida que se torna instantânea no foco, na luz, no enquadramento da ação e clique do autor, que, possivelmente, jamais conhecerá a realidade do estranho transeunte, senão no imaginário de sua percepção firmada.

         No toar de escolhas, é possível buscar o detalhe que passa despercebido do olhar desatento, fazer transcender o aparente invisível da pessoa, do ambiente, da sociedade em si.

         A sensibilidade é fator distintivo do profissional da fotografia ao definir a importância de seu tema, objeto, tudo a valorar o ator e seu contexto, mediante irremediável fuga do plano comum.

         Nessa seara, desvendam-se as Paisagens Urbanas, mote do curso ministrado pelo Professor e Fotógrafo Hermes Costa Neto, atento a cada aluno nas caminhadas pelas cidades, a explicar criteriosamente as técnicas fotográficas, abordagens, importância das escolhas, tudo isto proporcionado pelo Portal de Artes, à sua frente o dinâmico Paulo Lins.

         Esses encontros ficarão eternizados nas memórias afetivas de Flávio Menezes, Marília Cavalcanti, Juan Loreto, Robson Vasconcelos, Kleber Santana, Felipe França e Frederico Tompson, para, enfim, dar asas à imaginação e descobrirem a formação das cidades pelas lentes de suas câmeras.

Frederico Tompson

Depoimentos 

© 2020

  (81) 98254-3480

Rua Dr. Silva Ferreira, 80, Santo Amaro - Recife