INFLUÊNCIA SEMITA NO NORDESTE BRASILEIRO - CURSO

Contextualizações e narrativas em torno da presença e da influência Semita no Nordeste brasileiro. Uma abordagem de significados conceituais, fontes enriquecedoras e diálogos  entre a estética, a semiótica e a história.

06

Julho

Período: 06/07 - 27/07

Carga Horária: 32h

Sábados, das 09h às 12h

                    13h30 às 17h

 

Turmas

 Acima de 16 anos

Sábados

09h às 12h e 13h30 às  17h

CURSO: Influência Semita no Nordeste Brasileiro.

EMENTA: O curso disponibiliza subsídios para uma maior compreensão acerca da influência dos elementos semitas na cultura nordestina, dessa presença e narrativas, no período desde o descobrimento do Brasil, até os dias de hoje. Com aulas teóricas e aulas de campo, o curso propõe diálogos conceituais entre a estética, a semiótica e a história do Brasil, sob a orientação do jornalista e pesquisador Jefferson Linconn, que é também o presidente do Centro Cultural Sefarad Israel de Pernambuco. 

PROFESSOR / Orientador Jefferson Linconn - Clique aqui

OBJETIVO GERAL: Execução de um curso presencial com foco na importância da influência semita no Nordeste, utilizando como material de apoio didático-pedagógico, obras artísticas, obras literárias, livros e recursos audiovisuais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Conhecer os aspectos artísticos e culturais desenvolvidos em torno da influência semita no Nordeste, na perspectiva de subsidiar os alunos no reconhecimento dessas discursividades e também acerca das suas formulações e especificidades do ponto de vista histórico e cultural.

PÚBLICO ALVO / A quem se destina: Artistas, Produtores Culturais, Estudantes de História, Sociologia, Antropologia, jornalismo, publicidade, Artes, Religião e públicos diversos interessados.

 

FAIXA ETÁRIA: A partir de 16 anos de idade.

Nº DE PARTICIPANTES POR TURMA:  Até 20 alunos.

 

METODOLOGIA:  Abordagens teóricas; visitas de campo; fundamentos bibliográficos, obras e trabalhos artísticos que tenham por base essas referências.

  

Nossa metodologia consiste em retratar a influência semita no Nordeste brasileiro utilizando fontes históricas, bem como documentos e acervos artísticos-culturais que apontem na direção duma notável influência estética e narrativa relacionada com a condição da presença semita no Nordeste, principalmente nos campos da Arte e da Cultura.

RECURSOS DIDÁTICOS: Projetor; computador; conteúdo programático digital, espaço físico climatizado para aulas.

CONTEÚDO:

A história da presença semita no Nordeste; 

Personagens, personalidades e representações que atestam a presença semita no Nordeste;

Elementos artísticos e culturais provenientes desta herança semita presente no Nordeste

Repertórios estéticos, religiosos e também artístico-culturais em torno do tema.

Carga Horária: 32 horas/aula 

AVALIAÇÃO: Análise de três dos questionários respondidos pelo grupo, escolhidos de modo aleatório e daí resultados alto-avaliativos.

CERTIFICAÇÃO: Os participantes que cumprirem todos os requisitos de avaliação receberão certificado (Diploma).

VALOR: R$ 290,00

VALOR: R$ 275,00

(Preço promocional de lançamento para inscrições realizadas até dia 31 de maio)

© 2020

  (81) 98254-3480

Rua Dr. Silva Ferreira, 80, Santo Amaro - Recife