CINEMA DOCUMENTÁRIO - IMAGEM – História e Patrimônio Imaterial de Pernambuco
A geografia da IMAGEM. A construção do roteiro, narrativa e organização de um projeto sob o olhar cinematográfico documental.
Curso a Distância
19
abril
Período: 19/04/2021 - 31/04/2021
Carga Horária: 16h
Turmas
Segunda
a
Sexta
Online
CURSO: Cinema Documentário - IMAGEM – História e Patrimônio Imaterial de Pernambuco
EMENTA / Resumo: O curso aborda a IMAGEM como linguagem, meio de expressão e estratégias na construção de um documentário. Abrange em técnicas de iluminação natural, composição e estrutura narrativa cinematográfica nos modos de documentário, participativo e poético. O projeto contextualiza o patrimônio imaterial indígena, (os eventos e as atuais formas de uso e representações), em rituais da cultura do povo Xukuru do Ororubá.
Proponente do projeto e Coordenação pedagógica: Rita de Cássia Lins
PROFESSORES / Orientadores
OBJETIVO GERAL: Refletir, assimilar aspectos técnicos e artísticos que compõem a linguagem do cinema sob a perspectiva narrativa documental. O curso faz uma análise introdutória no contexto da estrutura narrativa de um projeto de roteiro de documentário, com finalidade didática, de título “Cantos de Ororubá”. Leva em consideração a fotografia/estética, movimentos de câmera e uma série de elementos que guiam o aluno dentro desse universo dando um panorama amplo, preparando-o para o trabalho em diversas áreas que necessitam de requisitos audiovisuais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Identificar, a partir de imagens e entrevistas numa perspectiva documental, técnicas de iluminação natural, composição e estrutura narrativa cinematográfica nos modos de documentário participativo e poético.
Evidenciar os princípios de patrimônio imaterial do povo Xukuru do Ororubá e conceitos sobre os rituais e a importância do papel do cidadão indígena em movimentos sociais, religiosos e artísticos.
Refletir sobre a Linguagem visual (Conceito estético compreendido na captação de imagem, no registro documental e na luz natural como fonte principal de iluminação)
PÚBLICO ALVO / A quem se destina: Estudantes da Rede Pública; diversos, amantes da fotografia seja por passa tempo ou para objetivos profissionais.
FAIXA ETÁRIA: A partir de 16 anos de idade.
Nº DE PARTICIPANTES POR TURMA: Até 20 alunos.
METODOLOGIA: Abordagens teóricas; trabalhos práticos; fundamentos bibliográficos da arte audiovisual. Análises de imagens em sala de aula online, (vídeo conferência) das imagens trabalhadas. Nossa metodologia consiste em retratar a interação entre nós, seres humanos, e o meio físico em ambientes públicos/urbanos, de maneira espontânea e artística, confiando em seus instintos para conseguir capturar a espontaneidade do momento, como se a câmera filmadora se transformasse em uma extensão do olhar.
RECURSOS DIDÁTICOS: Videoconferência; vídeo aulas e atividades em material digital.
TEMAS CENTRAIS:
CONTEÚDO - Estrutura Narrativa e Construção do Roteiro Documentário.
- Argumento
- Storyline
- Sinopse
- Estratégias de abordagem.
- Objetos escolhidos e construção das personagens.
A geografia da imagem (indicações).
- Visão Original;
-Objetivos;
-Tom;
-Relevância / Epifania;
-Conceito Unificador;
-Entrevistas;
-Registros (passagem de tempo e lugar);
-Referências a outras obras audiovisuais ou artísticas;
-Indicações de Luz (Preparando para rodar (Funções de cada um e mecânica do set);
-Indicações de Câmera;
-Indicações de Direção;
-Público Alvo.
CONTEÚDO - Captação de imagem no registro documental
- Introdução à fotografia;
- Operação de câmera DSLR, suas configurações, formatos digitais de imagem;
- Temperatura de cor X Iluminação de Set;
- Movimentos de câmera: Tripé; Câmera na mão e com estabilizador de imagem;
- Lentes: Zoom X Prime.
CONTEÚDO - A luz natural como fonte principal de iluminação
- Introdução à Iluminação;
- Linguagem visual (Composição da imagem);
- Ângulos e planos (enquadramento do objeto gravado para o estudo de composição);
- Profundidade de campo X Diafragma;
- Técnicas de iluminação em set (Aproveitando a luz natural como fonte principal).
Curso concluído em julho de 2021
Coordenação
RITA DE CÁSSIA LINS E SILVA fez cursos de Fotografia na ECA-USP, SENAC (SP), fotografia cinematográfica (FUNART/SP), atuou desde sempre com fotografia documental e direção de fotografia, além de ser mestra e PhD em filosofia política, com pesquisa em identidade, diversidade, subjetividade política e pluralismo e estética. Como fotógrafa atua ainda no âmbito da fotografia documental para a pesquisa e o ensino, integradas a ações formativas à distância.
Outras informações podem ser obtidas nos telefones:
(81) 41027505 ou 9.8254-3480.