Flávia Suassuna

Foto 1 - Flávia.png

Flávia Suassuna desde muito cedo interessou-se pela literatura e recebeu influência do tio Ariano Suassuna, que orientou suas leituras e leu seus primeiros originais. Formou-se em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e, em seguida, completou o Mestrado em Teoria da Literatura pela mesma universidade. Em 1980, ainda muito jovem, escreveu seu primeiro romance – Jogo de trevas – que foi publicado pelas Edições Pirata, movimento cultural alternativo da cidade do Recife do qual participou. Em 1987, ganhou um concurso literário organizado pela Prefeitura do Recife, em homenagem aos 450 anos da cidade, e teve o romance Remissão ao silêncio publicado pela Fundação de Cultura da cidade do Recife.

É professora de literatura brasileira e de redação no ensino médio privado do Recife. Tem um blog, Trança, onde publica suas crônicas.

Participou, desde o princípio, há mais de 10 anos, do PROJETO EDUCAÇÃO da Rede Globo, que inclui aulas na televisão aberta e aulões preparatórios para alunos das escolas públicas do Estado de Pernambuco.

Também planejou e executou projetos de clubes de livros e filmes na última escola em que trabalhou, participando da formação de diversos leitores literários.

Mantém um blog na internet no qual escreve um texto por mês desde 2006 (http://fsuassuna.blogspot.com/). Também publica textos de diversos gêneros no Facebook (https://www.facebook.com/flavia.suassuna.71) e Instagram (https://www.instagram.com/suassunaflavia/).

Tem uma oficina de poesia (de início presencial e depois on line) chamada POESIA EM CURSO, desde o início de 2019.

Comenta virtualmente obras clássicas da literatura universal (sempre na última quinta-feira do mês), no CANAL ARTE AGORA do escritor Alexandre Santos, na secção LINHAS E ENTRELINHAS.

Foto 2 - Flávia.png
Capa livro Semear.png

Recentemente, executou o projeto SEMEAR do ponto de cultura CULTURA NORDESTINA, em parceria com a AFA FILMES gravando aulas EAD de História da literatura e da Arte, a fim de serem disponibilizadas para 50 escolas públicas do Estado de Pernambuco. Nesse projeto, chegou a publicar o livro “Textos para semear” (que ficou disponível nas respectivas bibliotecas), organizado a partir de suas resenhas, aumentando o alcance de suas ações pedagógicas e de escrita.

Faz parte do projeto BOSSA E POESIA junto à banda CLUBE DA BOSSA, em que recita poemas de vários autores brasileiros alternados com as músicas do grupo. Participa de “lives” on line sobre literatura e cultura e de grupos de poesia no WhatsApp.

É conselheira editorial da Editora Cubsac. Desde que solicitada, também faz palestras para públicos diversos sobre escritores e pensadores culturais.

Nos últimos anos (principalmente nos dois do isolamento), vem trabalhando em home office.

Publicações:

  1. Trança – primeiro fio (poesia)

  2. Trança – segundo fio (crônicas)

  3. Trança – segundo fio (resenhas)

  4. Jogo de trevas (romance)

  5. Remissão ao silêncio (romance)

  6. Poesia em cena (história da literatura através de poemas comentados de escritores brasileiros)

  7. Textos para semear (História da literatura através de resenhas de poemas e romances de escritores brasileiros)

  8. Participação em várias coletâneas (em prosa e verso)

Foto 3 - Flávia..png

Livros inéditos:

  1. Linha sub-reptícia (artigos de opinião)

  2. Alfabeto dos bichos: letramento poético (infantil)

  3. O urubu cor-de-rosa (infantil)

  4. Amor entretanto: uma descrição do Recife (poesia)

  5. A palavra sonegada (poesia)

  6. Isolamentos – poemas (2020-2021)

  7. Por que literatura (prosa)