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Curso Híbrido

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Período de pré-inscrição: 14/03/2022 a 30/04/2022

Carga Horária: 42h

CURSO: OFICINE RECIFE - Curso de Cinema, Produção e Mostra.

EMENTA / Resumo: O curso aborda a IMAGEM como linguagem, meio de expressão e estratégias na construção de um filme, e, sobretudo, traz na metodologia a desconstrução de um roteiro em conjunto com os alunos participantes, que resultará na Produção e Direção do produto final; docuficção/docudrama. Abrange em Direção de Arte, no processo histórico e estético, brasileiro. Realiza, na prática, os fazeres da produção com o grupo mostrando as técnicas de iluminação natural, composição e estrutura narrativa cinematográfica nos gêneros ficção e documentário nos modos expositivo, participativo e poético. 

 

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Paulo Lins

 

PROFESSORES / Orientadores:

 

Paulo Lins - ROTEIRO e DIREÇÃO - Narrativa, desconstrução e formatação.

Flávia Suassuna - DIREÇÃO DE ARTE - História e Estética.

Costa Neto - DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA - Técnicas de iluminação e da Imagem em movimento.

​OBJETIVO GERAL: Refletir, assimilar aspectos técnicos e artísticos que compõem a linguagem do cinema sob a perspectiva narrativa documental e ficcional (docuficção). O curso faz uma análise introdutória no contexto da estrutura narrativa e história da arte, de um projeto de roteiro de docuficção, com finalidade didática, de título “Invisíveis”. Leva em consideração a fotografia/estética, movimentos de câmera e uma série de elementos que guiam o aluno dentro desse universo dando um panorama amplo, preparando-o para o trabalho em diversas áreas que necessitam de requisitos audiovisuais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Identificar, a partir de imagens e entrevistas, numa perspectiva documental e ficcional, técnicas de iluminação natural, composição e estrutura narrativa cinematográfica nos modos de documentário expositivo, participativo e poético com inserções ficcionais;

Evidenciar os princípios sobre o tema, no universo da cidade do Recife, Edição – Invisíveis, com especial atenção às desigualdades sociais na “histórica” da realidade urbana, consolidando um cenário de naturalização, a partir das violações de direitos humanos na conjuntura atual;

Refletir sobre a Linguagem visual (conceito estético compreendido na história da arte brasileira e na captação de imagem, no registro documental e na luz natural como fonte principal de iluminação).

PÚBLICO ALVO / A quem se destina: Público universitário, professores, estucantes de cinema, estudantes em geral. Interessados em cinema de arte, no cinema documentário. Interessados em cinema brasileiro, que trata da realidade brasileira. Interessados nas questões de cultura e história. Também com estimativas de público ascendente, no mercado de TVs por assinatura, entre Jovens e Adultos. O público do filme é bastante plural e heterogêneo, assim como as instigantes histórias dos movimentos socioculturais brasileiro, que agrada a jovens e adultos, num contexto eclético, de classes sociais.

 

FAIXA ETÁRIA: A partir de 16 anos de idade.

Nº DE PARTICIPANTES POR TURMA PRESENCIAL:  Até 20 alunos.

METODOLOGIA: Abordagens teóricas; trabalhos práticos; fundamentos bibliográficos da arte audiovisual. Análises de imagens em sala de aula online, (vídeo conferência) das imagens trabalhadas. Nossa metodologia consiste em retratar a interação entre nós, seres humanos, e o meio físico em ambientes públicos/urbanos, de maneira espontânea e artística, confiando em seus instintos para conseguir capturar a espontaneidade do momento, como se a câmera filmadora se transformasse em uma extensão do olhar.

RECURSOS DIDÁTICOS: Videoconferência; vídeo aulas e atividades complementares em material digital.

TEMAS CENTRAIS:

​Conteúdo programático dos temas disciplinares:

 

1.ROTEIRO e DIREÇÃO – Narrativa, Desconstrução e Formatação.

 

-Elementos que compõem um roteiro cinematográfico;

-Introdução às etapas de elaboração de um roteiro: ideia; storyline; sinopse; perfil dos personagens; argumento; escaleta; 2° tratamento;

-Estrutura Narrativa;

-Formatação do Roteiro: formatos, diálogos, descrição; cena e sequência; dicas práticas para escrita do roteiro;

-Roteiro para documentário: possibilidades de estruturas;

-Visualização de curtas e análise de estruturas narrativas em vídeo conferências;

-Acompanhamento de roteiros produzidos pelos alunos.

-Construção dramática, considerando os aspectos: a) PSICOLÓGICOS (temperamento, defeitos, qualidades, manias, medos, ambições, filosofia de vida e anomalias psicológicas... b) Aspectos FÍSICOS (idade, saúde, peso, cabelos, olhos, pele, voz, postura, modo de caminhar, gestos característicos, cacoetes) c) Aspectos SOCIAIS (nome, nacionalidade, lugar onde vive, classe social, grau de instrução, profissão, estado civil, religião, ideias políticas, casa onde mora) e d) BIOGRAFIA DA PERSONAGEM.

-Funções de cada um e mecânica do set

- Visão Original;

-Objetivos;

-Tom;

-Relevância / Epifania;

-Conceito Unificador;

-Entrevistas;

-Registros (passagem de tempo e lugar);

-Referências a outras obras audiovisuais ou artísticas;

-Preparando para rodar

-Indicações de Luz;

-Indicações de Câmera;

-Indicações de Direção.

-Gravando.

Carga-horária: 02h online e 18h presenciais.

2. DIREÇÃO DE ARTE – História e Estética.

-A direção de arte no cinema;

-Atribuições do diretor de arte;

-Equipe de arte;

-Design de produção e direção de arte;

-PESQUISA HISTÓRICA;

-Distribuição dos espaços e composição da imagem fílmica;

-Iluminação e cenografia;

-Luz e cor;

-Paleta cromática;

-Enquadramento;

-O figurino e a relação com os departamentos;

-Caracterização da personagem e visagismo;

-Produção de locação;

-Cenografia;

-Produção de objetos.

Carga-horária: 02h online e 36h presenciais.

 

3. DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA - Técnicas de iluminação e da Imagem em movimento.

 

CONTEÚDO INTRODUTÓRIO – ONLINE - Captação de imagem no registro documental.

 

​- Introdução à fotografia;

- Operação de câmera DSLR, suas configurações, formatos digitais de imagem;

- Temperatura de cor X Iluminação de set;  

- Movimentos de câmera: Tripé; Câmera na mão e com estabilizador de imagem;

- Lentes: Zoom X Prime.

CONTEÚDO PRESENCIAL - A luz natural como fonte principal de iluminação.

​- Introdução à Iluminação;

- Linguagem visual (Composição da imagem);

- Ângulos e planos (enquadramento do objeto gravado para o estudo de composição);

- Profundidade de campo X Diafragma;

- Técnicas de iluminação em set (Aproveitando a luz natural como fonte principal).

 

3. Objetivos Gerais:

3.1 Trabalhar os conhecimentos do aluno sobre o processo que envolve a fotografia, do equipamento à direção, numa visão geral.

3.2. Objetivos Específicos:

3.2.1 Praticar a operação de equipamentos de captação e suas técnicas     cinematográficas.

3.2.2 fazer ver a composição a exposição e a cor, através de conceitos teóricos e práticos.

3.2.3 Permitir ao alunado o aprofundamento nas técnicas do registro audiovisual.

3.2.4Capacitar pretensos fotográficos de cinema e televisão. Iniciando o conhecimento do processo de operação do instrumento de captação e registro documental para audiovisual.

Carga-horária: 02h online e 18h presenciais.

(Depois de um estudo teórico à distância, serão indicadas cenas aos participantes, para atividades práticas, a partir da estrutura narrativa compreendida num roteiro cinematográfico de curta-metragem, como referência didática. A ação formativa visa atender as necessidades de quem deseja trabalhar no audiovisual, em sua diversidade de formatos para inserção no mercado, atuando em web séries e programas para youtube, storytelling, até mesmo, lives, webinars e outros tantos formatos audiovisuais do universo digital, além da atuação televisiva e cinematográfica).

 

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